7 de out. de 2009

Rio 2016: Uma Balança na América do Sul

A euforia ainda não passou. É provável que até agora o Rio de Janeiro esteja fazendo a festa. Aquele anúncio da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 fez o Brasil ferver. Mas nem tudo é festa.

Borbulham por aqui e nos países vizinhos uma série de críticas ao Brasil, muitas delas reprovando o evento no país. É claro que será a primeira vez que as Olimpíadas ocorrerão na América Latina, mas isso não é uma alegria para todos. Os brasileiros dividem suas opiniões. Enquanto uns ainda pulam de alegria e o farão até 2016, outros estão preocupados.

Superfaturamento, desvio de verba, ampliação de investimentos para a estrutura dos jogos e diminuição de inversões na saúde, educação etc. Todos estes tópicos, e muitos outros, aparecem na lista de indagações de parcela da população (a mais realista eu diria).

Na Argentina, a repercussão da notícia mexeu com a opinião pública. Muitos comentários acerca do Brasil surgiram, dizendo que o país continua desenvolvendo sua imagem externa (principalmente pelo forte marketing do presidente Lula), ao invés de cuidar de sua realidade interna. Além disso, o Brasil continua com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo que Argentina e Chile, por exemplo, e com condições de vida piores.

Que vale mais: ser a sede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, ou priorizar o desenvolvimento do país? Tenho certeza que uma coisa está atrelada à outra. E o jornal argentino Olé afirmou: "Hasta acá nos ganan!".

É mesmo uma balança de opiniões na América do Sul.

Escrito por: Denis Araujo

4 comentários:

Vitor disse...

Cara,

é, de fato, uma faca de dois "legumes", como diriam alguns...tenho motivos para ficar contente e motivos para ficar ressabiado, como você salientou no texto.

De qualquer maneira, tenho pensado da seguinte maneira: é uma oportunidade. No fim, é isso. Uma oportunidade para mudarmos, andarmos ou confirmarmos nossas piores expectativas.

Que aproveitem-na para fazer coisas boas.

Cá Ciarallo disse...

Concordo com o Vitinho e com você, são dois lados, e é difícil saber qual é o "melhor", por assim dizer.

Creio que ainda tem muito o que ser feito pelo país em si antes de ser sede tanto de uma Copa do Mundo como de uma Olimpíada, mas ambas podem ajudar no quadro de desenvolvimento, é esperar pra ver.

O que eu não concordo é na escolha do Rio de Janeiro. Por mais que seja uma cidade cartão-postal, e por já ter sediado o Pan, ser mais conhecida, ser bela e o diabo a quatro, creio que existem cidades melhores para sediar os Jogos aqui no Brasil. E não falo de São Paulo, para ser bairrista. Acho que Curitiba e Porto Alegre, por exemplo, teriam uma infraestrutura melhor para ser sede. Sem contar na visibilidade e desenvolvimento que viriam a qualquer uma delas. Mas parece que só o Rio é belo nesse país, não?

Francimare Araujo disse...

Dois lados, duas verdades, é fato...
Nosso país é sedento de tantas outras coisas que não cabem a ser sede de uma Olimpíada.
Infraestrutura, desenvolvimento econômico, turismo, serão estes e outros agora fugidos que farão toda uma diferença para o Rio em 2016.
Será o centro do mundo e do esporte, mas enquanto uns sonham com tal, outros escasso de vida viverão um pesadelo.

Não era hora, eu penso!

Claro disse...

Muito bom, Denão! =)
Gosto de ler aqui, nem sempre comento, mas estou sempre lendo viu cara?
E com certeza o melhor seria conciliar tudo isso ao mesmo tempo né? Mas no Brasil, o país dos impostos, as coisas não funcionam como deveriam! Infelizmente.

Abração :)