21 de fev. de 2009

E Todo Carnaval Tem Seu Fim

É tempo de folia! Em terras tupiniquins todos entram em festa, deixam as preocupações em casa e festejam qualquer coisa, dançam qualquer coisa e cantam qualquer coisa.

Essa repetição de frases serve basicamente para demonstrar o ócio do brasileiro presente neste feriado prolongado. Na frente das muitas máscaras que vestimos no dia-a-dia, colocamos algumas outras para nos alegrar e mostrar quão festivos somos.

Contudo, visto que todo carnaval tem o seu fim, também terminamos nosso merecido descanço. E também encerram-se todas as esperanças de um feriado um pouco mais prolongado. Porém, esta folia também é invenção, é hipocrisia e esconde alguma realidade, esta que ainda poderá vir à tona.

O estranho caso da advogada brasileira, supostamente atacada por neonazistas na Suíça, demonstram duas coisas importantes: ou o carnavalesco brasileiro é realmente mal visto no exterior, ou persistimos em fazer carnaval lá fora também. Eu escolho a segunda opção e apóio o presidente Lula quando este pronunciou que devemos tratar este assunto com sigilo e cautela.

Este fato não deve ser pano de fundo para que nós, brasileiros, tenhamos vergonha de ser o que somos. Mesmo se for comprovado que a vítima sofreu um acesso de loucura ou um real ataque, ela é mais uma cidadã deste país que coloca os pés em um palco maior e sofre com o preconceito europeu.

Jean Charles de Menezes foi morto a tiros pela polícia britânica por ter sido confundido com um criminoso. Centenas de brasileiros mal chegam na Europa e logo são mandados de volta, sem falar no péssimo tratamento que recebem nos aeroportos brasileiros.

E nós continuamos de braços abertos e tirando o chapéu para todos os estrangeiros que aqui chegam. O Brasil não é inferior aos demais a tal ponto de ser tratado desta maneira. Suposto líder da América Latina em termos políticos e econômicos, o ano será de suma importância para destacarmos nossa capacidade de lidar com a crise financeira. Também é hora de nossa diplomacia entrar em ação, afinal tenho certeza de que um país deste tamanho (entende-se tamanho não somente geográfico) merece um melhor tratamento lá fora.

E abram alas porque este bloco carnavalesco está virando escola de samba!

Escrito por: Denis Araujo

Um comentário:

Douglas Funny disse...

Bom samba esse Brasil tem.