13 de jun. de 2008

Quando não sabemos em qual dia estamos (ou a qual pertencemos)...

Dia 12 de Junho. Engraçado como eu resolvi postar apenas no dia 13. Sexta-feira 13, dia de reflexões, dia da família, dia de paz, amor, harmonia... Sim, caro leitor, você não leu errado. É estranho, eu sei, mas quer dizer então que quando passa o Dia dos Namorados você se esquece que ama a pessoa amada no dia 13 seguinte e nos próximos dias?

Já presenteou sua (seu) namorada(o)? Não? Pois esqueça as preocupações, você pode presentear outro dia. Natal, por exemplo. Ninguém nasceu nesse dia, logo é uma perfeita oportunidade para comprar uma lembrança para seus entes queridos. As lojas estão sempre lotadas, oferecendo produtos a preços módicos, com 55 suaves prestações, sem juros, o que é melhor ainda! Com certeza você poderá comprar aquele celular que ela estava de olho, ou aquele aparelho de dvd multifuncional que ele desejava. Caso nenhuma das opções agrade, ainda restam as flores e os cartões perfumados, mas isso fica pra depois. Fazer o próprio presente nem pensar! Artesanato, escrever, pintar... Nossa, pensar nisso já provoca certos arrepios.

É realmente bom ganhar presentes nos dias felizes da vida. É exatamente como segue o diálogo:

- Puxa, obrigado filhão, era exatamente o relógio que eu queria!

- De nada pai. Parabéns pelo seu dia.

Seu dia? Vamos fazer o seguinte no Dia dos Pais: escolha 364 dias do ano pra você, filho, e para seu pai escolha um só. Ele fará o mesmo, afinal Dia das Crianças é apenas um, o que naturalmente não deveria existir já que Nossa Senhora Aparecida jamais fora exclusivamente padroeira dos indivíduos com menos de doze anos de idade.

Quantos de nós dizemos “eu te amo, pai”, “eu te amo, mãe”, “eu te amo, irmã (o)”, “meu amor, eu te amo!” ? Tudo bem, ainda restam todos os outros dias do ano. Mas por que deixar de demonstrar o que sentimos nestas datas tão especiais? Ah não, esqueci! O perfume que ganhei já vem escrito no verso da embalagem

Ingredients: Alcohol denat., Aqua (Water), Parfum (Fragrance), Linalool, Limonene, C.I. 42090 (Blue 1), TE AMO MUITO MEU AMOR, Geraniol, Carboxaldehyde...

O que quero dizer com tudo isso? Simples: o presente material é maravilhoso, mas melhor ainda é quando ele é acompanhado de um presente sentimental e carinhoso. Vamos deixar de ser materialistas algumas vezes. Sei que a vida que levamos hoje não permite que tenhamos atitudes imateriais, mas jamais devemos esquecer o que carregam todos esses presentes: o carinho, o amor, a amizade.

Os últimos românticos ainda existem. Caprichem, então, na maneira de presentear a quem se ama. Mas não faça isso apenas no dia 12 de Junho. Todo dia é o dia do amor, dia dos namorados, dia dos pais, das mães, etc.

E se você, caro(a) leitor(a), não possuir namorada (o), amizades coloridas, companhias e afins nos mais infinitos Dias destinados ao amor, não se sinta mal. Quem disse que 12 de Junho é dia deles, e não de vocês? Vá ver um filme, vá ler um livro, destine esse dia para cozinhar, limpar o guarda-roupas, jogar video-game, sair com os amigos... O dia é seu também, quero ver quem vai te proibir! Músicas que falam de romance estão aí todos os dias, filmes românticos estão presentes em nossas vidas há muito tempo, não há porque descontar a raiva nestes itens tão simples. E se um carro de Loucuras de Amor parar na porta do seu vizinho, aplauda quando tiver que aplaudir, se omita quando tiver que se omitir mas, mais do que isso, dê risada porque você não foi vítima de tamanha crueldade!

Como já diria nosso amigo Gandhi: "Um covarde é incapaz de demonstrar amor; Isso é privilégio dos corajosos" ... E ele disse isso há um tempo, infelizmente este mesmo tempo enfraqueceu sua frase. Mas o significado está aí, podendo ser interpretado das mais variadas formas.

Apenas não vá pular de bungee jump ou paraquédas, a menos que você seja um perito na área.

Para os mais tradicionais, um "eu te amo" já está de bom tamanho!

E fiquem calmos: se Jason aparecer no dia de hoje com flores à sua porta, fique feliz! Pode ser um amor perdido, ou apenas um doido varrido.

8 comentários:

Anônimo disse...

Antes de tudo devo dizer que esse é o texto seu, mais bacana que eu já li.
Mas enfim, como venho dizendo esa semana q antecede o brasileiro Dia dos Namorados, é q esse dia é só mais uma data puramente comercial, já que nesse meio de ano nosso não há datas festivas para que as pessoas consumam. E mesmo assim, deveria ter um sentido mais amplo que só os Namorados, tal como o Valantine's Day, onde se vc dá cartões e presentes a todas as pessoas q lhe são especiais.
Mas ao contrário de tudo, aqui o dia 12 tem mais a finalidade de fazer aquela média com a patroa, ou com o macho da espécie. Nisso eu concorco com o sr. Denis, afinal, todo dia é dia de amar, dar presentes, dar e receber carinho das pessoas que lhe são especiais.
Nosso sentimentos vão muito mais além de datas "especiais" e comerciais.
Vamos mostrar mais o nosso afeto para com os próximos, afinal, o mundo precisa disso.

abraço

Anônimo disse...

Sim, realmente o sentimento das pessoas não devem ser demonstrados apenas em uma data do ano, e sim diariamente.
Mas vamos deixar de ser um pouco 'testemunhas de Jeová' e dizer que gostamos desse dia. Mesmo sendo uma data comercial, o que realmente é, mesmo tendo uma história inteira para dia 12 ser o dia dos namorados, é um dia que as pessoas gostam (pelo menos os que namoram devem gostar). Um dia diferente, dedicado TOTALMENTE a uma pessoa só: seu parceiro, que muitos querem passar o resto da vida ao seu lado. E não apenas SÓ MAIS UMA data comercial, como disse o garoto acima. Se é só mais uma data comercial pra ele, aposto que ele não tem namorada, assim como o dia das mães para quem não é mãe, é só um dia comum, assim como dia dos pais, etc. E se algumas pessoas dizem o que acham, de acordo com a sua situação presente (solteiro), não tem problema, um dia, espero, não será assim.
Muita gente entrega cartões SIM para as pessoas mais chegadas, os amigos e amigas mais próximos neste dia. Então não precisamos estar nos EUA para fazer isso.

Denis Araujo disse...

Gosto de ver que meu post gerou duas vertentes de pensamento. Gostaria que a pessoa acima pudesse revelar quem é, não precisa comentar anonimamente. Mas sr. desconhecido, gostei do seu comentário. Vamos deixar a hipocrisia de lado, afinal todos gostam de ganhar presentes, não estou contrário a isso. O que eu escrevi serve de crítica para quem somente presenteia nestas datas inventadas, ou declara seu amor nas mesmas.
Acho extremamente relevante o que você disse a respeito de quem gosta destas datas, que são somente aqueles que tem o porquê de festejar, no caso quem possui namorada no Dia dos Namorados, quem possui mãe no Dia das Mães etc. É por isso mesmo que acho que quem não quer comemorar não deve se sentir menosprezado. A mídia exclui essas pessoas, mas se o sentimento de revolta for nulo, pra quê se autoexcluir? Dia 12 é só mais um dia...
E sobre serem datas comerciais: historicamente não são, mas tornaram-se. Caso contrário, as lojas manteriam seus preços e formas de pagamento normais. Lance genial de todos os estabelecimentos comerciais, afinal é uma grande jogada de marketing. Mas essa história de "Declare seu amor e dê o celular para sua mãe/namorada/vizinho/papagaio", pra mim, está por fora.
Agradeço a participação e espero que venha comentar mais vezes!

Até logo.

Anônimo disse...

Aee... eu acho que dia dos namorados serve pra gente sai na rua... aproveita a mulherada... e bebe muita breja... HUSHauHUHAS...

Voltando ao normal -no meu ponto de vista-, Infelizmente é exatamente o que acontece... muita gente só se lembra que tem Pai nos dias dos Pais... nem bom dia fala pro coitado do velho!...

Vamo coloca na cabeça que todos os dias sãos iguais... apenas existem lembretes!... mas não unicos dias!...


Abraços!

Lucas... disse...

é cara...
O dia dos namorados assim como o das crianças, o das mães, o dos pais, são meramente datas comerciais.
O que custa quando acordar dizer mãe eu te amo, ou chegar e dizer para sua namorada "te amo", devemos amar quem esta a nossa volta todos os dias do ano não só em datas específicas. É legal sim aproveitar o dia com sua namorada, dar muitos beijinhos e tal...Mas um fato me intrigou na sexta minha amiga chegou e me disse "só ouvi eu te amo do meu namorado ontem, e depois que dei o presente...hahaah"
isso mostra como as pessoas se tornam cada vez mais materialistas não ligando para o sentimendo de quem presenteou mas sim no que vale este presente.
China belo post cara gerou muita discução, é legal analizar opiniões assim nos tornamos menos tendencialistas...

um abrção.....

Unknown disse...

Ma que bello texto!!!!
Bom texto... digo... excelente!!!
poderia ganhar ate o concurso de redações do Ronald McDonald!!!!!
Meus parabens jovem, continue sempre assim.. espero um dia t conhecer pessoalmente.
Deve ser uma pessoa de bom coração e boa índole, que nao fala mal de ninguem e que jamais caçoaria de um amigo, sendo ele gordo ou magro, caipira ou da cidade, bebado ou nao e falando a lingua que queira!!!!

Anônimo disse...

Esse papo de "declare seu amor e ganhe um celular" é outra jogada de marketing. Meio idiota, mas não deixa de ser jogada de marketing... provavelmente, para voce escrever alguma coisa de amor no papel e colocar na urna, voce precisaria gastar 100 reais em compra na loja. Enfim...
Muitas pessoas na vida corrida que têm, não tem mais tempo, como tinham quando eram menores, de fazer declarações, ou passar o mesmo tempo com a pessoa amada. Chega em casa, toma um banho, janta, conversa um pouco, quem sabe vai ali para a cama, alguns bons e rápidos 30 segundos, e vão dormir. Não há mais tempo para a demonstração de afeto, de carinho e amor. Então, o que acontece? Voce acaba, mesmo sem querer, tendo datas especiais para lembrar de como era isso, como era quando voce tinha 17, 18 anos... pois a vida de um adulto, não é MESMO como a de um adolescente .Que dias são esses, para voce se dedicar apenas à sua mulher? Férias, onde voce desestressa de tudo, esquece de tudo, e viaja apenas com seu amor(sendo que, muitíssimas vezes voce pega férias em outro período do que sua mulher, e mesmo que seja no mesmo período, é uma vez a cada um ano que se tem férias). Finais de semana, onde, muita gente fica em casa para arruma-lá, ou então vai para a casa da mãe, da sogra, visitar alguem que não visita a muito tempo(na qual você acaba nao dedicando nada de tempo à sua mulher). E, o mais especial, o dia dos namorados. Mas, com a namorada, esposa, noiva, mulher...
Isso acaba deixando meio pra baixo a relação, e então, dia dos namorados chegando. Voce pode simplesmente esquecer do dia dos namorados, e ele se tornar mais um dia comum, ou você pode fazer deeesse dia, um dia especial, um dia como faz tempo que você não tem com a pessoa.
Por isso que eu acho que, mesmo sendo um lance comercial, é um dia muito importante para se dedicar apenas a uma pessoa que voce ama, e que, muito provavelmente, não teve nem terá um dia como esse com ela a muito tempo.
Pois há casos e casos. Você, quando escreveu esse artigo sobre o dia dos namorados, não pensou em todos os casos. Você pensou numa minoria, que se casa por casar, e não tá nem ai pra mulher, e no dia dos namorados compra um bombom, e foda-se.
Mas não é essa a maioria dos casos, diria eu que é uma MINUSCULA minoria que faz isso, pessoas mal casadas, tristes com a relação, mas nem se quer tem condição de separar, para tentar uma vida melhor.
Mas enfim, cada um pensa conforme pode.

Anônimo disse...

"o dia é seu tb, quero ver qm vai te probir!"

vai ficar guardado no coração ú_ù