6 de jun. de 2008

Quando nos tornamos coadjuvantes de nós mesmos...

A vida é assim. Ela passa pelos nossos olhos de tal forma que nem percebemos. Ela é dura, ela é sofrida. Mas ela é vivida, o que a torna intensa e passível de valer a pena viver. Tantos que vivem de forma precária, tantos que dificilmente possuem o que comer. Mas são estes tantos que lutam a cada dia. Estes sim devem viver de verdade. Afinal, quem de nós sabe o que significa viver?

Acordo cedo. O sol nem nasceu e eu já estou pronto para sair de casa. Tomo meu café diário e vejo na televisão as notícias que estarão estampadas em todas as capas de jornais. Vejo na televisão cenas alegres e tristes, em uma manhã igual aquela de ontem e anteontem. Pego meu transporte de todos os dias e atravesso a cidade em busca de meus objetivos. Vejo pintadas de cinza-concreto as imagens da cidade umas vezes mais movimentada, outras vezes mais caótica, mas sempre igual. Todo dia eu faço tudo sempre igual, não é somente ela que acorda na canção e o faz também. Não somos únicos, todos nós acordamos e seguimos a nossa rotina, que nos faz ser quem somos. Entretanto não creio que todos sabem a dor e a delícia de ser o que é, afinal nem todos sabem o quanto pode valer a pena lutar pela vida e faze-la valer a pena. Nem todos sabem o valor da vida. Que desperdício!

O que faz você feliz? Seja o pão com manteiga, seja a alegria de um bom dia. Quantos de nós já paramos pra pensar nesta simples pergunta? Muitas vezes seguimos uma rotina tão intensa que esquecemos de nós mesmos. O mundo em que vivemos não permite que tenhamos uma tal liberdade de viver, afinal vivemos sempre seguindo a canção. Caminhamos e cantamos conforme a música. Trabalhamos, estudamos e damos o máximo de nós mesmos para conseguir uma boa vida ou atingir este objetivo. Chegamos em casa exaustos e o que mais queremos é um banho quente, um jantar e uma cama confortável. Acordamos na manhã seguinte e vemos as notícias que serão publicadas com a mesma atenção dos dias anteriores. Mas quantos de nós realmente nos envolvemos com isso? Afinal, quantos de nós elegemos aquele governante que, de fato, atende nossas necessidades? É hora de esquecer a vontade coletiva. Somos únicos, somos especiais, somos quem somos porque assim nascemos e assim devemos viver.

A vida é assim. Lutamos cada vez mais para que ela melhore. Fácil não é. Mas lutamos. A vida é valiosa demais para deixarmos que ela passe pelos nossos olhos. O ator principal dessa vida sou eu, não quero ser coadjuvante e passar quase que desapercebido. Quero fazer acontecer. E não quero que essa vontade se encerre em mim. Quero que as próximas gerações também o façam, que vivam da melhor maneira possível. Justamente, honrosamente, alegremente e, principalmente, com muito esforço e coragem. Coragem de escolher, coragem de lutar, coragem de reclamar.

Apenas não quero dizer futuramente que no meu tempo as coisas eram diferentes. No meu tempo não existe... Meu tempo é agora. Prazer vida, é hora de viver.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sonhos todos nós temos, nao é facil realiza-los. Mas gratificante quando se torna realidade, e acima de tudo, nós tornamos orgulhosos da nossa propria pessoa, a ponto de falar: " eu consegui, com o meu esforço e a minha luta diaria."
Nao podemos esquecer desse eu dentro de nós que nos torna forte e corajosos, que apesar de termos o apoio de pessoas ao nosso redor, nada é maior a vontade que nos rege e vamos seguindo a nossa canção.

E antes de mais nada devo parabenizar, você meu querido Denis pelo seu blog. É com uma enorme satisfação que venho aqui comentar pela sua otima escrita. E acima de tudo por ser alguem que eu tenho um orgulho enorme e tenho certeza que vai cada dia mais tornar a minha admiração por ti maior ainda!

Beijos e abraços.
Karen.

Anônimo disse...

=D

Lucas... disse...

Nós vivemos tanto em função de um ciclo que se perpetua de tal forma que não temos tempo para nós mesmos, e quando nos descobrimos ficamos chocados, a intensidade das coisas é o que fazem valer a pena, desde um simples sorriso a uma realização profissional.
um abrasso China....

visita lá meu blog www.ideianossadecadadia.blogspot.com

Denis Araujo disse...

Gostaria de agradecer imensamente ao meu amigo Claro que comentou unicamente um lindo sorriso no post do meu blog.

Este agradecimento vai à todos os brasileiros que obedecem a lei do mínimo esforço, intelecto pensante que temos!

Anônimo disse...

ó o cara mano, eu comento e ele ainda reclama hauhauah

Douglas Funny disse...

Deixa a vida me levar... vida leva eu... ou não.