22 de abr. de 2008

Quando precisamos de heróis...

“ Eu nem acredito que aquele garoto que ia mudar o mundo freqüenta, agora, as festas do Grand Monde. Meus heróis morreram de overdose e os meus inimigos estão no poder “, já dizia Cazuza, outrora astro do rock brasileiro, um mito inesquecível. Talvez mal sabia ele o quanto inspirou jovens de todo o país. Inspiração, aí está um termo motivador.

Em um dicionário qualquer, diz-se que herói é aquele descendente de semideuses, ou que é o protagonista de alguma aventura. Gosto de acreditar que heróis assim eram válidos quando éramos crianças, quando o máximo de heroísmo real encontrado eram nossos pais, mas muitas vezes não nos dávamos conta disso. Porém o dicionário também diz que herói é todo homem que se distingue por coragem. De fato, ser herói é ser corajoso. Mas muito mais do que isso, ser herói é motivar, é inspirar, é unir, é fortalecer. E isso a história soube mostrar muito bem.

Certa vez fui alvo de críticas ferozes na época de colégio, quando afirmei pontualmente que Adolf Hitler foi um dos maiores heróis de todos os tempos. Destaco os objetivos alcançados e todo o movimento criado, ao invés de ficar discutindo valores morais e atos desumanos. Seria muita hipocrisia de minha parte não levar em consideração todo o mal que este causou, porém é um fato irrelevante quando discutimos suas realizações. Ora, a Alemanha no período entre guerras sofreu absurdamente, já que havia perdido a Primeira Guerra Mundial e os países vencedores lhe fizeram várias imposições. Eis que surge um homem de bigode, afirmando a necessidade de tornar a Alemanha uma unidade, e que todos os alemães deveriam ter orgulho de serem o que são. Surgiu, então, o sentimento nacional, carregado por este homem e que todos os alemães puros poderiam vê-lo em cima de um pedestal, no mais alto nível. Surgia, então, um dos maiores heróis do século XX, levantando uma Alemanha pobre e sem esperança, tornando-a forte, poderosa e com seus cidadãos podendo, mais uma vez, sonhar.

Cada um de nós tem em mente o que é ser herói, como também creio que cada um de nós possui um herói ou sonha encontra-lo. Vejo, por exemplo, quando um homem comum consegue prender um assaltante e recuperar os itens furtados do assaltado. Também acredito que uma mãe que consegue salvar seu filho é uma verdadeira heroína. Entre outros casos particulares. Porém se tentarmos enxergar verdadeiros heróis em âmbito nacional, veremos que alguns deram certo. E é com base nisso que nesta semana os paraguaios elegeram Fernando Lugo para presidente. Não, não estou dizendo que ele é um herói. Apenas afirmo que ele poderá tornar-se um, trazendo a tona um sentimento nacional que se perdeu com tantos anos de miséria e corrupção em um país que poderia ter se tornado a “Suíça Latino-americana”. Cada caso é um caso, de fato. Mas por que não acreditar? Aquele que é herói para mim, pode não ser herói para meu vizinho ou para aquela senhora que mora no final da rua. Mas tenho certeza que se um já aceita-lo como herói, já o basta.

Acho que quando temos um herói, temos orgulho de viver um pouco mais, acreditando que um dia tudo pode ser diferente. Nós, brasileiros, não temos em quem nos espelhar. Temos um presidente que trabalha de acordo com suas convicções, realizando um trabalho satisfatório para uns, e insatisfatório para outros. Mas é complicado para nós que compomos a juventude não ter alguém na liderança que podemos nos espelhar, alguém que lute por essa afirmação nacional que tanto nos falta. A propósito, neste final de semana foi o Dia do Índio, hoje deveriamos comemorar 508 anos de colonização dos portugueses. Não sei se lembrei, se você lembrou ou se algum brasileiro lembrou. Espero pelo dia em que todos iremos dar valor ao que realmente somos, ao que realmente representa ser brasileiro, ao invés de ficar dizendo que vivemos em um país péssimo ou que sempre damos aquele jeitinho brasileiro. Minimamente triste.

“Felizes daqueles que possuem heróis. Infelizes daqueles que PRECISAM de heróis”.

Vamos continuar sonhando, afinal não custa nada. E nenhum herói cobra por seus serviços. Ou pelo menos não deveria.

11 comentários:

Anônimo disse...

Na transição de cargos públicos não assalariados para cargos assalariados, poucos não foram levados pela força do dinheiro!

É em razão do início desse capital e da falsa idéia de que conquistariam tudo com a "esperteza" de ter status segundo imperialismo americano que perdemos cada vez mais possíveis heróis...

Que apareçam alguns!...

José Adilson Camacho Dalla Dea disse...

É, dessa vez você me deixou sem muito o que dizer..rs

Concordo sobre Hitler ser um herói sob o ponto de vista que você colocou, mas fiquei pensando e ele foi meio herói, herói para a Alemanha pós Primeira Guerra Mundial, para a Alemanha dos alemães, mas até onde ele foi herói para a Alemanha dos não-alemães?Ao contrádio disso, acho que para esses Hitler foi um monstro.
Por isso que você me deixou sem o que dizer, depende do ponto de vista, depende no lugar de quem você se coloca.
Esse sentimento nacional é cruel demais com aqueles que não fazem parte dele, então também é de se pensar até onde isso é bom.

Mas, voltando aos heróis, achei legal o que você disse, de que quando temos um herói, acreditamos que tudo pode ser diferente, e é bem verdade isso, pelo menos para mim...
Talvez acreditamos que o mundo escute nossos heróis e se tornem iguais a ele..

Continuarei sonhando...

Anônimo disse...

Já disse o genial Galileu quando disseram: "Infeliz o povo que não tem heróis", ele me manda:" Não! Infeliz do povo que precisa de heróis!"
E sim, nós, principalmente brasileiros precisamos d hérois, principalmente para fazer o q vc citou, renovar esperanças e sonhos d que as coisas podem ser diferentes. Nos baseamos principalmente em heróis espertivos, Senna, Pelé, Guga entre tantos outros q inspiraram milhares d jovens cabeças a terem novos e reconfortantes sonhos!
Em um país onde há tanto o q se fazer, e tantos a se querer, não há mal nenhum em existirem heróis, afinal, não há mal nenhum em sonhar.

Abraço!

Unknown disse...

Raíssa, se Hitler foi um herói para alguém, ele já está elevado a esta condição. Para os não-alemães foi, sem dúvidas, um monstro. Mas não sejamos hipócritas: ele conseguiu, de fato, levantar um país inteiro. Como Maquiável diria: "Os fins justificam os meios". Pois bem, uma finalidade tão incrível, ele teve de fazer o que fez. Independente de como fez, ele conseguiu.

José Adilson Camacho Dalla Dea disse...

Hum, você não entendeu meu cometário, foi o que eu disse, eu concordo que ele foi um herói sobre isso.
Só quis colocar minha opinião sobre os dois pontos de vista.
Mas não tiro o mérito dele de forma alguma.

Unknown disse...

É, se eu resolver comentar sobre outros pontos de vista, chegaremos numa discussão eterna. Até porque se pararmos pra pensar, os judeus também erraram muito. Mas enfim, chegaremos em algo interminável, mas agradeço pelo seu comentário, e é sim muito válido quando analisamos outros pontos de vista. Dessa maneira deixamos de ser tendenciosos.

Anônimo disse...

aew china..aqui é o saran...cada vez melhor hein cara....
sim somos infelizes por não termos heróis...e por isso q sofremos a procura de um...não temos a quem nos inspirar, um exmplo disso é zapata no mexico, simon bolivar, inclusive fidel castro (apesar de eu não concordar com a maneira que ele impos o regime em cuba, ele libertou a ilha da dependencia estadunidense, na qual era apenas um paraíso para turitas irem lá para gastar em prostituição cassinos), e no brasil temos quem?
Essa é uma real carencia do Brasil

flw meu chapa

passa lá no meu blog depois..

abrsssss

Tchelo disse...

Opa!
Achei seu blog, fucei e gostei bastante dos textos!!!
Ahm... é o Tchelo, amigo do Funny, caso vc nao tenha reconhecido ainda.. hauahua

Essa propaganda, que vc ja deve ter visto, sintetiza bem oq vc disse no comentario ai em cima e as provaveis discussões do seu colegial:
http://www.youtube.com/watch?v=6t0SK9qPK8M

Se quiser passar no meu, esteja a vonts. VOu te linkar, inclusiviu!
http://na-madrugada.blogspot.com

abraço!

Douglas Funny disse...

Meus heróis são o Chapolin, Super San, Homem Codorna e o Cãodorna, Jaspion, Jiraya... imagina "Jiraya pra Presidente"...

... mas enfim, aqueles que realmente vivem não precisam de heróis. A vida já nos dá "vilões" todos os dias e a cada ato benéfico, pequeno que seja, salvamoso mundo, pelo menos para nós mesmos.

Abraço querido!!

Anônimo disse...

Embora o post seja antigo, vou deixar meu comentário poís adorei o texto.
Várias pessoas que realmente conheceram Hitler lançaram escritos sobre a personalidade dele, destaco o ex-embaixador chileno Miguel Serrano, o ex-oficial belga Leon Degrelle entre tantos outros... Eles retrataram Hitler como um homem generoso e muito inteligente...Logo essas pessoas não eram alemãs! Acho estúpido julgar sem conhecer ao menos todos os pontos positivos,achar que Hitler era um monstro...Numa guerra existe oponentes!

Havia oficiais de várias nacionalidades unidos contra o comunismo e o *****americano, até brasileiros lutaram na Luftwaffe apoiando os alemães, como é o caso de Egon Albrecht, fora que havia centenas de brasileiro no 3º reich.
Adolf Hitler sem dúvida foi um dos maiores gênios do séc XX é pena que a humanidade esteja afogada num mar de falsidades.
Hitler é o meu herói!

MonRá Bitcoin disse...

Em um pais quebrado,com a população desacreditada ,passando fome, despertar o “sentimento nacional“ colocando a culpa dessa miseria-culpa q por acaso seria do estado- em outras pessoas (nesse caso os judeus) não é algo Genial,qualquer pessos com um bom discurso faria isso.E se Hitler fosse tão “Genial “saberia q invadir a Russia no inverno não seria nada inteligente,Napoleao deu esse exemplo mas o Genial Hitler achou q com seuu exercito de uma raça superior seria diferente