13 de abr. de 2011

O Brasil Negocia em Mandarim. E Negocia Bem!

A China tornou-se o maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos. Esta não é nenhuma novidade. Também não é novidade que esta relação é pautada naquilo que os países exportam de melhor: no caso do Brasil, as commodities; do lado chinês, os produtos manufaturados. De maneira correta, ambos buscam sanar suas deficiências produtivas com as melhores ofertas que o parceiro possui.

A presidente Dilma Rousseff realiza viagem pela China, no intuito de fortalecer os laços desta parceria que, ao que tudo indica, será o foco dos próximos anos. Adquirir produtos manufaturados a preços menores vai de encontro às intenções do governo brasileiro em fortalecer o consumo deste segmento e, por outro lado, o país se mantém como um dos grandes provedores de matéria-prima (em especial o minério de ferro) para os chineses - o que garante uma aliança comercial de extrema importância.

Essa relação esconde, ainda, vantagens importantes para o Brasil. O preço do minério de ferro adquire uma certa volatilidade no mercado, o que confere que de tempos em tempos atinja preços acima da média. Tendo em vista a enorme demanda chinesa por essa matéria-prima, não importará o preço: basta os brasileiros terem oferta que a China vai comprar.

Além dos fatos mencionados, ambos os países assinaram um acordo que favorece ao extremo o Brasil: o acordo dos tablets. Este produto, que hoje possui um preço médio bastante elevado, passará a ter um valor mais acessível a partir da construção de uma grande fábrica em terras brasileiras. Os iPads passarão a ter um preço até 30% mais baixo (afinal não serão mais importado e serão isentos de muitos impostos) e certamente vão modificar o preço de todos os aparelhos do segmento em um futuro próximo. Isso garantirá a criação de muitos postos de trabalho, além de se enquadrar em uma proposta educacional no Brasil,que prevê a distribuição destes aparelhos nas escolas públicas.

Após receber a visita de Obama e ir à China, percebemos que o governo brasileiro está seguindo uma agenda internacional bastante hierarquizada, indo de encontro aos seus interesses, antes mesmo que outros venham nos procurar. Mais do que isso, ao reunir-se com os Brics (grupo dos principais países emergentes, ou seja, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o país demonstra que segue seu rumo pautado em demasiada estratégia.

Contudo, o governo brasileiro precisa frear sua ansiedade quando falam de China. Os chineses não vão alterar sua moeda da mesma maneira que, sem isso, o Brasil não vai reconhecer o parceiro como Economia de Mercado. Soma-se a isso o fato de que por mais que o governo brasileiro queira (mesmo que em menor medida do que o governo anterior) uma reforma na ONU e participar mais ativamente das decisões do Conselho de Segurança, a China não vai defender de maneira tão enfática que isso aconteça.

As negociações prosseguem e podemos afirmar que ao menos no plano internacional o Brasil segue muito bem, sem cometer os exageros do governo anterior. Acho que o país aprendeu uma importante lição.

Escrito por: Denis Araujo

6 comentários:

Douglas Funny disse...

Realmente, não esses "exageros" por parte do governo atual... é uma coisa mais contida.

Bom texto querido.

Um brasileiro disse...

ola. tudo blz? estive por aqui dando uma oplhada. muito legal e interessante. apareça por lá. abraços.

Anônimo disse...

Todos nós devemos fazer alguma coisa (boa) por um mundo melhor. Por mais insignificante que seja, devemos.

Escrever é uma forma de agir nesta direção. Se uma pessoa ler a sua ideia, e gostar, certamente irá refletir e passar adiante.

Pacman disse...

Esta nova versão mantém o arcade como visual. Mas aqui estão algumas diferenças. A idéia é a mesma coisa, exceto uma coisa: não há labirinto no jogo, mas todos os outros conceitos do jogo permanecem os mesmos.

Anônimo disse...

Download captain america 2 : www.captainamerica2thewintersoldier.com/

Anônimo disse...

Hi! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could
locate a captcha plugin for my comment form? I'm using the same blog platform as yours and I'm having difficulty finding one?


Αlѕo vіѕіt my ωebsite:


facebook emoticons